sexta-feira, 12 de maio de 2017

PÃO DE KEFIR - Leve e Saudável


             





Oi Gente! Tudo bem? Hoje resolvi falar sobre o Kefir, já ouviu falar?

Kefir é um Probiótico (microrganismos vivos que tem efeito benéfico principalmente em nossa flora intestinal) que tem aparência de uma massa branca e gelatinosa. Pode ser cultivado na água (com açúcar mascavo ou chá) e no leite (pode ser cultivados em vários tipos de leite, como de soja, arroz, côco, etc.) e tem diversos benefícios ao nosso organismo, desde regulação da flora intestinal, melhora dos sintomas da asma, osteoporose, entre outros benefícios.

 Pelo que pesquisei, basicamente o Kefir contém: 8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina (vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.

Normalmente você consegue grãos de Kefir através de doação de quem já cultiva em casa, tem inclusive um grupo no Facebook que doa este, e vários outros tipos de probióticos. A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado.
Os benefícios do kefir na água também oferecem uma bebida fermentada, com propriedades diferentes às do leite, onde se notará a ausência das bactérias acéticas, em contrapartida, os resultados ao kefir de leite apresentam muito mais lactobacilos e microrganismos.

O processo de industrialização pelo que li não é muito fácil e não existe ainda no Brasil. Eu encontrei aqui em Dublin, custa cerca de $ 1,40 Euros, e tem um sabor azedinho, para mim lembra o sabor de iogurte natural.

A sugestão de digestão é uma vez por dia, para que seus benefícios sejam notados
Os possíveis efeitos colaterais podem ser diarreia e dores abdominais.
Pesquisei na internet mesmo gente. Encontrei sites bem bacanas que explicam tudo com mais detalhes, só pesquisar no google mesmo já se acha.

PÃO DE KEFIR

Ingredientes:

1 copo Kefir
4 colheres de sopa de Açúcar demerara
1 colher de chá de Sal
1 colher de sopa de óleo de côco
7 g (um envelope) fermento biológico seco
1 copos de Farinha de trigo branca
2 copos de Farinha de trigo integral

Modo de Preparo:

Em um Bowl misture as farinhas com o fermento, o açúcar e o sal, adicione o kefir aos poucos e vá incorporando a massa, sove por cerca de dez minutos, até obter uma massa homogênea, molde o pão (do modo que você desejar, vale colocar em forma de pão) e deixe descansar até dobrar de tamanho.

Asse em forno médio (200°C) por cerca de 40 minutos, ou até que esteja dourado. O cheirinho de pão caseiro perfuma a casa...rs

Eu gosto quentinho, com manteiguinha! Rsrs

Pulo do Gato: Polvilhe farinha por cima, para deixar seu pão com aspecto ainda mais bonito!







Espero que gostem! Dúvidas, sugestões, deixe nos comentários

Grande beijo
Lolí



Um comentário:

  1. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

    ResponderExcluir