segunda-feira, 21 de abril de 2014

BAGUETE COM MASSA DE BETERRABA E GERGELIM







Com a pia nova, a inspiração também está de volta! Temos que apresentar um sanduíche na escola, tem que ser criação nossa, vou sugerir este ao meu grupo, Baguete com massa de Beterraba e Gergelim. Testei a massa e deu certo!! O recheio que coloquei foi simples, Peito de Peru defumado, requeijão e mussarela, mas as possibilidades são infinitas! O que eu adorei nessa massa é que ficou muito delicada e levinha! Experimentem!

Ingredientes:

2 Xícaras de Farinha de Trigo
1 Beterraba pequena
1 Clara
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
½ colher de chá se sal
200ml de água (aproximadamente)
1 gema (para pincelar)
Gergelim para decorar

Modo de Preparo:

Depois de lavada e descascada, rale a beterraba em ralo grosso, em seguida coloque em uma panela com aproximadamente 400ml de água para cozinhá-la (cerca de 10 minutos). Em uma bacia grande peneire junto os ingredientes secos, faça uma cova e adicione a clara e a beterraba com a água em temperatura morna (se tiver muito quente mata os fungos do fermento e seu pão não cresce). Vá adicionando devagar, pois a quantidade de água varia, fique de olho no ponto da massa, que é desgrudando da mão. Sove bem por 10 minutos. Em seguida cubra com um plástico filme besuntado com óleo, até que a massa dobre de tamanho. Agora na montagem, você pode fazer como preferir, uma baguete grande ou 4 menores, eu fiz as menores. Divida a massa em 4 bolinhas. Em um superfície enfarinhada, abra a massa com a ajuda de um rolo, adicione requeijão, utilizando as costas de uma colher para espalhar bem, coloque as fatias de peito de peru defumado e a mussarela, vá enrolando delicadamente a massa. Coloque em uma forma forrada com papel alumínio. com a ajuda de um pincel pegue a gema, adicione meia colher de sopa de água, mexa e pincele os pães, decorando-os com gergelim. Asse em forno médio-alto por cerca de 50 minutos.


Espero que gostem! depois conto como foi na escola! 
Quero críticas, sugestões, reclamações, elogios e tudo mais!
bjos a todos
Lolí

2 comentários:

  1. Pra quem está com receio dessa massa por ser de beterraba não fiquem, admito que no começo torci o nariz no começo, mas depois que comi mudei de ideia automaticamente! É muitooo boa, levinha e saudável :) Fora que você pode colocar o recheio que quiser, comemos e ficou sensacional!
    Arrasou de novo Lolí.

    Beijos

    ResponderExcluir