segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

RATATOUILLE

Ratatouille (da Lolí)



Bom Dia!! Tudo bem? Hoje no blog vou colocar esta receita, que os amantes dos legumes vão adorar! É super fácil de fazer, exige um pouco de paciência pra montar, mas fica tããão bonito que vale a pena!
Essa receita é bem famosa, pesquisando na net vão achar mil tipos, mas a maioria corta e cozinha legumes em cubinhos, e existe uma grande variedade de legumes que as pessoas tiram ou acrescentam. Pois bem! Eu olhei o que tinha na geladeira, resolvi testar e ficou delicioso! Espero que vocês curtam!

Ingredientes:
1 Abobrinha italiana pequena
1 Berinjela pequena
1 Cebola média
1 Pimentão amarelo pequeno
1 Pimentão vermelho pequeno
1 Tomate médio (eu usei o tipo italiano)
1 dente de alho
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)
Azeite para regar (extra-virgem de preferência)

Modo de Preparo:
Lave bem todos os legumes, divida a berinjela ao meio (no sentido do comprimento), em seguida fatie-a por completo, coloque-as em água com sal e vinagre por cerca de 5 minutos.  Retire do remolho e cozinhe no vapor por cerca de 5 minutos e reserve. Em seguida corte a abobrinha ao meio, também no sentido do comprimento e fatie-a por completo,  cozinhe também no vapor cerca de 5 minutos e reserve.  Corte os pimentões, tomate e cebola ao meio (tire a sementes dos pimentões) e fatie-os.
Escolha uma forma ou refratário de vidro e inicie a montagem, intercalando cada ingrediente, até que preencha toda a forma.  
Regue com azeite, pique o alho bem pequeno, e espalhe por cima, salpique sal e pimenta a gosto, em seguida leve ao forno para que a cebola, pimentões e tomate que entraram crus murcharem, além dos legumes pegarem o sabor do tempero por cerca de 15 minutos. Retire do forno, regue com m fio de azeite e sirva.

DICA: as fatias devem ter a medida do possível, a mesma espessura, para cozinhar por igual e ficar bonito na montagem.
DICA 2: eu piquei grosseiramente 10 amêndoas e salpiquei por cima antes de ir ao forno, ficou muito bom!
DICA3: Sobrou um pouquinho de cada legume, daí bai tudo no mixer, temperei com sal e pimenta, coloquei 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sopa queijo ralado, um a pitada de fermento 1 ovo,  misturei tudo e fritei os bolinhos!
Os bolinhos

Rendimento: 1 forma  média.

Tempo de Preparo 40 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário