sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

COZIDO DE LENTILHA E LINGUIÇAS



Olá Amigos, tudo bem? Peço desculpas pros meus fiéis seguidores, falhei nas duas últimas semanas... é essa correria de fim de ano!!
Essa receita encontrei num livro mara que comprei na Bienal aqui em Sampa (fala sobre uma frente culinária chamada Slow food, que é literalmente cozinha lenta, movimento que vai contra o fast food), são pratos que geralmente não demoram de começar a preparar - note que preparar tudo e começar a ferver não demora -  mas com o cozimento lento, e utilizando ingredientes sempre frescos, podemos falar mais sobre isso de vocês quiserem). Adaptei uma ou outra coisa, porque não encontrei (vou colocar a foto do livro pra vocês verem), ficou muito muito muito bom!!!!! Eu usei uma panela de barro, o que na minha opinião fez toda a diferença pelo seu cozimento lento, e agregar sabor a preparação, pois o caldo engrossa, o cozimento fica delicioso!!
Espero que gostem!

Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite
4 Linguiças toscanas frescas
2 Linguiças Caipiras ( aqui vc coloca a que encontrar, eu comprei o tipo calabresa caipira na feira livre aqui perto de casa).
100g de bacon (magro) cortado em cubinhos
1 cebola bem picada
2 cenouras cortadas em cubinhos
3 dentes de alho bem picados
Pimenta do reino moída na hora
3 ramos de alecrim
2-3 ramos de tomilho (usei o seco)
200g de lentilha lavada e escorrida
200 ml de vinho tinto
900 ml de caldo de galinha quente (eu usei caldo de legumes, fiz em casa).
1 pimenta vermelha fresca
Azeite extra virgem para servir

Modo de Preparo:

Corte as Linguiças da maneira que você gostar, corte os vegetais, deixe tudo cotado, picado, o caldo pronto, etc. (isso se chama fazer o Mise en Place). Em uma Panela (a minha é de barro) Adicione o azeite, frite as linguiças frescas até começar a dourar, acrescente a cebola, mexendo sempre, acrescente a linguiça caipira cortada, a cenoura, o alho e as ervas, pimentas, mexa vagarosamente, junte a lentilha, o vinho e aqueça ate ferver, coloque o caldo de galinha, mexa até começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 1 hora (verifique o ponto da lentilha). Verifique de tempos em tempos, para ver se não está secando muito, se necessário, acrescente água quente.
Sirva em cumbucas, regado com um fio de azeite e se quiser uma fatia de pão que desejar.











Espero que gostem!!
Grande beijo Lolí


Nenhum comentário:

Postar um comentário